Treinar é preciso

março 18, 2010 at 1:59 am 3 comentários

Para que as companhias cresçam e sua reputação acompanhe, é preciso que a imagem delas seja tratada com muito cuidado. Óbvio. Quanto maior a empresa, maior a exposição, maior o telhado de vidro. Se o negócio tem a ver com consumidor – indústria, comércio e serviços – o telhado é de cristal. Clientes, como vc e eu, tem cada vez mais acesso a armas poderosíssimas como nunca tiveram antes e podem destruir – ou promover – qualquer marca com apenas um clique.

Hoje são tantas as ferramentas que é praticamente impossível estar atualizado sobre o que acontece na web. Se vc compra um produto com defeito, é mal atendido ou mesmo se não acordou lá de muito bom humor, pronto. Basta escolher entre os trilhões de blogs/sites/twitters à disposição e abrir seu coração e suas mágoas para um sem número de espectadores. Simples assim e vc coloca em cheque uma companhia ou uma pessoa.

É justo? É ético? Ainda não sabemos. Não há um código que regulamente o que o cidadão comum pode divulgar. Mais do que isso, não há nada que barre comentários em blogs, verdadeiros ou não. A metade cheia do copo é perceber que nunca vivemos num mundo onde a comunicação foi tão simples e acessível e isso é incrível, porque tb nos dá muito mais munição, claro.

O lado ruim é que não raro vemos casos com finais completamente infelizes devido a começos inocentes de histórias  na internet. A dimensão que isso toma ninguém jamais saberá. É como se todos nós vivessemos num Big Brother virtual diário. Já experimentou colocar seu nome completo no Google? É sempre surpreendente…

Levando o tema para a comunicação corporativa, para criar musculatura para aguentar possíveis trancos ou para aproveitar as notícias boas que a internet também propaga (ok, ok… tem muita oportunidade aqui…) é preciso treino. Como em qualquer esporte, se dá melhor quem está mais bem preparado e conhece bem seu oponente (nem sempre tão oponente assim). No nosso caso, de ‘guardadores e/ou divulgadores da imagem empresarial’, o treino é feito com nossa principal arma: a informação.

Do executivo que é porta-voz à telefonista que atende o ser humano comum, faz muita diferença que a empresa tenha clara a idéia de que as pessoas devem saber o que acontece, os principais pontos fracos, os melhores pontos fortes. Se a caixa do supermercado ou a atendente da telemarketing souber aproveitar o pequeno tempo de contato com o cliente para dar alguma mensagem que faça a empresa subir um degrauzinho no conceito daquela pessoa, já valeu.

Difícil? Certamente é… Mas vale tertar unir forças. Afinal, num mundo em que os diferenciais de qualidade e tecnologia são tão pequenos entre empresas concorrentes, o que faz vc optar pela A ou pela B? A simpatia que ela, inconscientemente, passa pra vc.

Vamos tornar as empresas mais simpáticas.

Bjs e até a próxima.

Simone

Anúncios

Entry filed under: Uncategorized.

Estamos preparados para a comunicação na mídia social? Não é O QUE falamos, mas COMO falamos

3 Comentários Add your own

  • 1. helena isabel quintal  |  julho 20, 2010 às 12:30 am

    Mone, depois de mais de 20 anos heis que consegui ti encontrar.
    Entre em contato comigo por favor!
    Se possível antes do seu aniversário (28/07)
    entre em contato comigo pelo numero (11)4144-2508/(11)9929-6344/(11)8018-3299

    Responder
  • 2. Joao  |  setembro 1, 2010 às 11:09 pm

    Ue…. Nao vai ter mais?

    Responder
  • 3. cintia jardim  |  março 9, 2011 às 10:19 pm

    Oi querida, muito obrigada pelo teu comentário no http://www.maecorujapensa.blogspot.com. Adorei o teu blog também, tu sempre com idéias tão inteligentes! Beijão pra todos do WM tbm.
    Cíntia

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


março 2010
S T Q Q S S D
« set   mar »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: